Todo mundo que quer começar a operar no mercado financeiro precisa ter claro em mente as diferenças entre especulação financeira e investimento. Essas formas de atuação no mercado – ou formas de lidar com o dinheiro para gerar mais dinheiro a partir de um capital inicial – são bem diferentes uma da outra. Definições rápidas e claras vão te ajudar a separar uma coisa da outra.

O que é especulação financeira?

Chamamos de especulação financeira uma atuação que visa negociar um produto. Não importa o produto: pode ser um saco de feijão ou um contrato de índice. Numa situação de especulação financeira, o especulador identifica um desequilíbrio mercadológico e, diante disso, espera obter uma vantagem financeira na renegociação desse produto. 

O ganho financeiro de uma especulação deve ocorrer em um prazo definido, que pode ser curtíssimo, curto ou, no máximo, médio prazo. Dá pra dizer, então, que a especulação financeira é um negócio. Tal qual a gestão de uma empresa, ela deve se encarada como um trabalho – como outro qualquer.

O termo em inglês para definir esse tipo de atuação no mercado é DayTrading. Usa-se o prefixo “Day” porque os ganhos se concretizam no curtíssimo ou curto prazo, em geral, dentro de um dias ou poucos dias de operação de mercado. Já o termo também inglês DayTrader, define o profissional que faz DayTrading, ou seja, um especulador financeiro.

Como em um trabalho, é possível obter ganhos que te permitam viver só de DayTrading. Mas isso não vai ocorrer da noite para o dia. Você vai precisar estudar como agir nesse mercado, do mesmo jeito que um graduando estuda para se formar em uma faculdade.

Além desse empenho em estudar, o ideal é que você tenha a mesma dedicação de alguém que abre e gerencia o próprio negócio e a mesma disciplina que você teria em um emprego em que você está contratado. 

O que é investimento?

Você faz um investimento quando adquire um ativo com o objetivo de que ele se valorize com o tempo. Esse tempo não é determinado, mas deve ser sempre de longo prazo.

Quando você investe, necessariamente você pretende tirar vantagem do tempo, ou seja, usar o tempo a seu favor. Você imobiliza um capital em um ativo e espera que esse ativo te retorne uma renda passiva. Dá pra dizer que é uma forma de colocar o dinheiro pra trabalhar para você.

É mais comum que investimentos façam uma diferença significativa na vida do investidor quando o capital aplicado é grande. Caso contrário, o capital te retornará quantias pequenas, que pouco farão diferença em sua vida prática.

Vantagens e desvantagens

Ambos, tanto a especulação como o investimento, apresentam riscos por se tratarem de modalidades de renda variável. Claro que guardadas as devidas proporções.

A especulação financeira implica em se expor a riscos maiores, assim como possibilita ganhos também maiores. É por isso que esse tipo de atuação no mercado requer muito mais responsabilidade e demanda estudos constantes sobre todas as variáveis técnicas envolvidas – além das emocionais, que podem ser fontes de desestabilização.

Existem diversas vantagens no DayTrading como, por exemplo, ter um negócio que você pode comandar de qualquer lugar do mundo, tendo apenas um computador e internet como ferramentas. Outro ponto forte é o investimento inicial ser baixíssimo diante das possibilidades de ganho. 

Do mesmo modo, existem desvantagens como em qualquer outro negócio. Pode ser necessário ficar longas horas em frente ao computador, o que vai te demandar disciplina sobre-humana e uma vontade insaciável de aprender.

O que se vende no Brasil hoje em dia, sobre aprender a fazer DayTrading para não precisar trabalhar ou ficar milionário em alguns meses, é MENTIRA! Trata-se de vendedores de cursos e não são traders.

As Bettinas* não existem! Mas traders de sucesso, com uma profissão super prazerosa e ganhando dinheiro suficiente para ter uma ótima qualidade de vida, isso, sim, existe. É possível e consideravelmente lucrativo. Isso nós podemos garantir.

*Referência à uma propaganda de uma empresa de coach financeiro com uma mulher jovem que afirma ter se tornado milionária no mercado financeiro.

Recommended Posts