DayTrading não é investimento e DayTrader não é um investidor. DayTrading é especulação financeira e um Trader é um especulador.

Investimento é quando você adquiriu um ativo, com o intuito de que ele se valorize com o tempo – e esse tempo não é determinado, ou é no mínimo de longo prazo – e você espera que esse ativo de retorne uma renda passiva.

Especulação é quando você negocia um produto (seja ele um saco de feijão, ou um contrato de índice), porque você identificou um desequilíbrio mercadológico e você espera ter uma vantagem financeira na renegociação desse produto, em um prazo definido curtíssimo, curto, ou no máximo a médio prazo.

Em resumo, a especulação financeira é um negócio. Tal qual a gestão de uma empresa, sua atividade deve se encarada como um trabalho.

É perfeitamente possível viver de DayTrading, desde que você estude como um acadêmico que quer se formar em uma faculdade, tenha a mesma dedicação de quem abre e gerencia o próprio negócio e tenha a disciplina de um emprego.

Ambas as modalidades (especulação, ou investimento) tem riscos, por se tratarem de uma renda variável. Claro que guardadas as suas proporções. Especulação financeira implica em um risco consideravelmente maior, bem como possibilita ganhos consideravelmente maiores. Portanto, requerem auto responsabilidade e estudos constantes.

Existem diversas vantagens no DayTrading como, por exemplo, ter um negócio que você pode operar de qualquer lugar do mundo, tendo apenas um computador e internet como ferramentas; um investimento baixíssimo diante das possibilidades de ganho. Do mesmo modo existem desvantagens como qualquer negócio. Longas horas em frente ao computador, uma disciplina sobre-humana e uma vontade insaciável de aprender, são algumas delas.

O que se vende no Brasil atualmente, sobre aprender a fazer DayTrading para não precisar trabalhar, ou ficar milionário em alguns meses é MENTIRA! São vendedores de curso e não são traders.

As Bettinas não existem! Mas traders de sucesso, com um a profissão super prazerosa e ganhando dinheiro suficiente para ter uma ótima qualidade de vida, isso sim existe. É possível e consideravelmente lucrativo. Isso nós podemos garantir.

Recommended Posts